Campo Grande (MS) – Dentro do cronograma de ações de segurança, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou na manhã desta sexta-feira (13) uma operação pente-fino no Presídio de Trânsito de Campo Grande (Ptran). Coordenada pela Diretoria de Operações, a vistoria envolveu a participação de 25 agentes penitenciários e contou com o apoio da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) e de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
A revista geral teve duração de quatro horas, com início às 7h30 e término às 11h30, tendo sido realizada nos dois pavilhões do presídio, que hoje abriga quase 600 presos.
Durante a operação pente-fino, os agentes penitenciários apreenderam 30 celulares e nove baterias avulsas, 15 carregadores, 18 litros de bebidas artesanais e 200 gramas de fermento (utilizados para produção da bebida). Também foram localizados vários papelotes de maconha, cujo proprietários foram identificados e encaminhados para delegacia de polícia para registro da ocorrência.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a revista geral no Ptran foi uma ação de rotina e teve como objetivo a manutenção da ordem e disciplina, no sentido de retirar das mãos dos detentos materiais não permitidos e também responsabilizá-los quanto a isso, conforme a legislação vigente. Segundo ele, operações como essa são contraentes nos presídios do Estado.