Agepen realiza solenidade de assinatura de convênio com a Funtrab e lançamento do calendário “Um Bom Dia para Você”

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 4, 2015 as 08:02 | Voltar

Campo Grande (MS) – Com a presença da vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realiza na próxima segunda-feira (7), a partir da 8h30, a solenidade de assinatura de convênio com a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul e a Associação Pro-Eva.

O convênio tem por objetivo a realização de ações do Programa de Empoderamento a Vítimas de Abusos e Violência junto à custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ) e da Casa do Albergado de Campo Grande (EPRACA). De autoria da gerente executiva na Funtrab-MS, Giseli Oliveira, o projeto busca quebrar os preconceitos sobre o tema, expondo os fatos com clareza e oferecendo apoio emocional.

O desenvolvimento do programa no presídio feminino terá como foco levar a conscientização e o resgate da autoestima, dignidade e perspectiva de futuro para as custodiadas, através de palestras, orientação emocional para superação de traumas da violência, medos, culpas e limitações. No EPFIIZ, o programa terá início imediato, atendendo grupos de 20 internas semanalmente no período de 14 semanas por grupo. Os encontros acontecerão todas as terças-feiras das 8h30 às 11h.

Na Casa do Albergado, onde muitos dos custodiados estão enquadrados na Lei Maria da Penha, o objetivo será levar a conscientização sobre a violência e um trabalho de ressignificação da vida a fim de que as chances de reincidência entre eles sejam menores.

Calendário

Durante a cerimônia também será lançado do calendário de 2016, ilustrado com gravuras desenhadas por custodiadas do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agepen e o jornalista Marco Aurélio, proprietário do site MS Ponto Com. O desenvolvimento do projeto teve como objetivo proporcionar ocupação produtiva às custodiadas, elevando também a autoestima dessas mulheres em situação de privação de liberdade.

Com uma tiragem de 1600 cópias, o calendário traz 40 desenhos com diferentes temas, distribuídos em dois calendários distintos, que serão entregues gratuitamente a autoridades, repartições públicas, instituições não-governamentais e empresas parceiras.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.