Agepen recebe visita de representantes da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais do Depen

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: segunda-feira, julho 12, 2021 as 14:16 | Voltar

Com o intuito de realizar um panorama geral das estruturas e os serviços prestados nas unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), recebe a visita de representantes da Ouvidoria Nacional do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Nesta segunda-feira (12.7), estiveram na sede da instituição e foram recepcionados pelo diretor-presidente, Aud de Oliveira Chaves.

Durante toda a semana, a Ouvidora Nacional dos Serviços Penais Substituta, Paula Cristina da Silva Godoy, e o agente federal de execução penal, Luiz Fernando Chaves da Motta, estarão visitando as unidades penais de regimes fechado, semiaberto e aberto da capital, acompanhados pelo servidor Leoney Martins Duarte Barbosa, que responde pela Ouvidoria da Agepen atualmente.

Conforme a Ouvidora Substituta, essa é a primeira vez que Mato Grosso do Sul é visitado por servidores ligados à Ouvidoria Nacional e a intenção é conhecer a finco o trabalho dos servidores, as principais demandas e propor soluções em alguns aspectos enfrentados.

“Após as visitas, vamos elaborar um relatório final com alguns pontos importantes observados durante os encontros, no intuito de facilitar as atividades e aprimorar os serviços prestados”, destacou Paula Cristina.

Representantes da Ouvidoria Nacional do Depen visitam Sede da Agepen em MS.

A ideia é que encontros como esses sejam realizados com frequências anuais ou a cada dois anos, conforme cronograma de visitas dos outros estados da Federação. “Com o decorrer dos trabalhos será possível fazer uma comparação com o andamento das atividades no sistema prisional dos estados. Neste primeiro momento, estamos fazendo uma base de informação para depois podermos fazer um acompanhamento mais de perto, de forma a contribuir com a instituição”, informou o agente federal Luiz Fernando.

Durante o encontro, o dirigente da Agepen enfatizou a atuação integrada entre os diferentes órgãos ligados à execução penal e de justiça criminal em Mato Grosso do Sul. “Nossas ações são todas voltadas à transparência das informações e apoio de diferentes instituições públicas; inclusive agradeço o importante apoio recebido do Depen no desenvolvimento de diferentes convênios, que aprimoram muitas ações de reintegração social desenvolvidas aos apenados”, destacou Aud Chaves.

A visita à sede da Agepen também contou com a participação do chefe de Gabinete, Valdimir Ayala Castro; e o diretor-adjunto da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, Leoney Martins Duarte Barbosa.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.