O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, recebeu a visita, nessa terça-feira (21), do superintendente estadual de Mato Grosso do Sul da Agência Brasileira de Inteligência (SEMS/ABIN), David Bernardes de Assis. O encontro foi acompanhado pelo diretor-geral da Polícia Penal, Valdimir Ayala Castro.
O foco foi promover a integração e compartilhamento de informações com vistas a melhorar a segurança da população e o funcionamento dos órgãos.
Para o diretor-presidente da Agepen, manter esse diálogo constante e direto com as diferentes instituições aprimoram o desenvolvimento dos trabalhos. “A questão de inteligência contribui para maior segurança da população, porque permite antecipação de atos ilícitos e coíbe atividade criminosa; então, estamos sempre abertos para parcerias em prol do fortalecimento da segurança pública”, afirmou, agradecendo a visita do superintendente.
Conforme David Bernardes, essa integração é fundamental e a ABIN tem esse objetivo de forma a assessorar o Governo Federal com relação a questões de crises e identificação de problemas eventuais.
“Assim, contribuímos de alguma forma ou antecipamos situações nas várias áreas aqui no estado. E o sistema carcerário tem sido um grande parceiro nosso, nos colocamos à disposição para troca de ideias, experiências e informações em prol da melhoria do sistema penitenciário”, destacou o superintendente da SEMS/ABIN.
Durante o encontro, o diretor-geral da Polícia Penal reforçou sobre a importância da atuação da inteligência nos procedimentos de rotina e segurança das unidades penais. “Temos a Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário que nos dá suporte em ações e com as novas atribuições desempenhadas na carreira é muito importante esse relacionamento integrado com outras forças nesta área”, concluiu Valdimir.