Agepen reúne em Campo Grande diretores das unidades penitenciárias do Estado

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, junho 22, 2016 as 12:30 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou nesta terça-feira (21), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, uma reunião com os diretores das unidades prisionais e patronatos penitenciários do Estado.

A reunião que contou com a presença do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, antecedeu o “Seminário de Saúde Mental do Trabalho”, que acontece hoje e amanhã na Capital e reúne gestores e técnicos das áreas, nas três esferas de Governo.

Durante o encontro o secretário de Segurança pontuou que, assim como em todo o país, a situação carcerária do Estado inspira cuidados, fato que já foi segundo ele comunicado ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes.

_MG_1839 copiar

“Reunimos-nos com o ministro em três ocasiões e pedimos a contrapartida da União nos gastos com os presos do tráfico, que representam 40% da população carcerária, não apenas na construções de presídios, mas principalmente em uma política de segurança e de fronteira”, destacou José Carlos Barbosa.

Na reunião o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia agradeceu ao secretário de Segurança pela atenção que tem dispensado ao sistema prisional do Estado, que foi contemplado com recursos do Programa “MS Mais Seguro” e além disso, em breve, contará com 1.613 novas vagas, graças à construção de três novos presídios que estão sendo erguidos no Complexo da Gameleira em Campo Grande, com recursos de mais de R$ 52 milhões  do Ministério da Justiça e Cidadania, com contrapartida do Governo do Estado.

IMG_4645

Stropa ressaltou a importância da experiência de 12 anos do secretário como gestor público, sendo 8 deles à frente da Sanesul, período em que a empresa investiu em reestruturação e modernização mais de 1 bilhão de reais. Além disso, destacou o fato de Barbosa ser advogado, mestre em Direito e professor de Direito Penal e Direito Processual Penal por muitos anos. “Temos certeza que com essa importante bagagem, o secretário vai conseguir modernizar também a segurança pública, o que já começou a ser feito com o lançamento do programa MS Mais Seguro”, frisou o diretor-presidente da Agepen.

Texto: Joelma Belchior  - Sejusp

Fotos: João Garrigó - Sejusp

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.