Aposentados da Agepen recebem orientações sobre como usufruir do tempo livre

Categoria: Apoio ao Servidor | Publicado: quarta-feira, outubro 26, 2016 as 14:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – Aposentei. E agora?! Esse foi o tema da palestra apresentada durante o 4º Encontro Estadual para Servidores Aposentados da Agepen/MS”, projeto desenvolvido pela Diretoria de Administração e Finanças da instituição, por meio do Núcleo de Assistência Psicossocial ao Servidor, como parte da política de valorização profissional, que tem por objetivo conhecer melhor a situação atual em que ex-agentes penitenciários estão, contribuir para que eles tenham uma qualidade de vida melhor, e, ao mesmo tempo, colher experiências para aperfeiçoar as condições de trabalho dos que ainda estão na ativa e em seu processo de aposentadoria.

Iniciado em maio deste ano, o programa envolve a realização de palestras, rodas de conversa e momentos de descontração e confraternização, segundo o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Siegfried Rosenacker, responsável pelo projeto.

O 4º encontro, realizado nesta quarta-feira (26), contou com a participação, como palestrante, da mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Margarida Machado. Durante a palestra, Margarida destacou a importância de se manter uma vida ativa após a aposentadoria, sabendo usufruir do tempo livre, como ter um hobby, por exemplo; além de se preparar para novos projetos e saber ousar. A palestrante ressaltou, ainda, a necessidade de os aposentados se cuidarem, cultivar as amizades e interagir bastante com a família. Também houve sorteio de brindes aos participantes.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, tais encontros são importantes para manter os laços dos aposentados com a instituição para a qual, dentro do Governo do Estado e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, prestaram relevantes trabalhos.

Programa de Desaceleração

Dentro dessa proposta de ter um olhar especial com quem muito já contribuiu com o sistema prisional, está sendo instituído para os servidores da ativa o “Programa de desaceleração dos servidores em processo de aposentaria da Agepen/MS”, objetivando levar o servidor a refletir sobre os aspectos positivos e negativos dessa fase, sobre a importância de se preparar para o futuro, esclarecer questões legais, conhecer seus direitos e decidir sobre o momento adequado para a aposentadoria.

O programa tem como eixo de discussão os aspectos psicossociais, o envelhecimento saudável, o lazer, o desenvolvimento de nova atividade ou ocupação e o planejamento financeiro, pessoal e familiar.

Os trabalhos são promovidos pelo Núcleo de Apoio Psicossocial da Agepen, composto pelas servidoras: Maria Roseneusa Santos Oliveira (assistente social e chefe do Núcleo) e pelas psicólogas: Patrícia Ferreira De Lima Pereira, Lucimara Mateus Potric de Souza, Maria Izabella da Silva Amorim, Vanessa Saad Mariano Acunã.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.