Atenção servidores: Encerram hoje inscrições para cursos à distância do Depen

Categoria: Capacitação | Publicado: segunda-feira, agosto 21, 2017 as 15:39 | Voltar

Campo Grande (MS) – Encerram nesta segunda-feira (21),  às 17 horas (16h no MS), as inscrições para os cursos do programa “Capacitação de Servidores do Sistema Prisional”, ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG).

Gratuitas e inteiramente à distância, as formações incluem quatro opções de cursos: “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional”, “Políticas Públicas no Sistema Prisional” e “Formação de Tutores”. Para os três primeiros cursos, serão abertas 1000 vagas e para o último, que se dedicará a capacitar tutores para as próximas ofertas, serão 500 vagas.

Os interessados deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível na página do Caed, www.ead.ufmg.br, e enviar a documentação listada no item 3.7 do edital de seleção. O candidato deverá escolher um único curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Aqueles que se inscreveram na última oferta das capacitações e não acessaram o ambiente virtual, onde os cursos estão hospedados, não poderão se inscrever para esta edição.

Os concorrentes às vagas também deverão atentar para o endereço de email informado na inscrição: contas dos domínios “yahoo.com” e “yahoo.com.br” estão apresentando problemas técnicos e, por isso, devem ser evitadas.

A relação das inscrições deferidas será publicada no site do Caed, www.ead.ufmg.br, a partir do dia 25 de agosto.

Sistema prisional em debate

Os cursos têm carga horária de 60 horas e duração estimada de dois meses, com início previsto para o dia 4 de setembro.

Com o objetivo de proporcionar aos cursistas uma visão ampla e diversificada do funcionamento do sistema prisional brasileiro, as capacitações abordarão os seguintes temas:

– Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis:  “Direitos Humanos e Diversidade: Fundamentos e Trajetória de uma conquista social”; “Revendo Conceitos de Universalidade, Igualdade e Equidade: uma nova agenda para as políticas públicas”; “Vulnerabilidade frente ao sistema penitenciário”; “Mecanismos de denúncia de violações a direitos e participação social”;

 – Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional: “A crise e o seu gerenciamento”; “Critérios de ação em uma crise”; “Refém, vítima e Síndrome de Estocolmo”; “Aspectos dos conflitos e da violência”; “Estudo de Caso”;

– Políticas Públicas no Sistema Prisional: “Políticas Públicas no Sistema Prisional”; “Assistência e Gênero no Sistema Prisional”; “A educação no Sistema Prisional”; “Saúde e Qualidade de vida”. d) Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”;

– Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”.

Informações: cassp.depen@gmail.com e (31) 3409-6160. 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.