Campo Grande (MS) – Encerram nesta segunda-feira (21), às 17 horas (16h no MS), as inscrições para os cursos do programa “Capacitação de Servidores do Sistema Prisional”, ofertados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (Caed/UFMG).
Gratuitas e inteiramente à distância, as formações incluem quatro opções de cursos: “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional”, “Políticas Públicas no Sistema Prisional” e “Formação de Tutores”. Para os três primeiros cursos, serão abertas 1000 vagas e para o último, que se dedicará a capacitar tutores para as próximas ofertas, serão 500 vagas.
Os interessados deverão se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível na página do Caed, www.ead.ufmg.br, e enviar a documentação listada no item 3.7 do edital de seleção. O candidato deverá escolher um único curso. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Aqueles que se inscreveram na última oferta das capacitações e não acessaram o ambiente virtual, onde os cursos estão hospedados, não poderão se inscrever para esta edição.
Os concorrentes às vagas também deverão atentar para o endereço de email informado na inscrição: contas dos domínios “yahoo.com” e “yahoo.com.br” estão apresentando problemas técnicos e, por isso, devem ser evitadas.
A relação das inscrições deferidas será publicada no site do Caed, www.ead.ufmg.br, a partir do dia 25 de agosto.
Sistema prisional em debate
Os cursos têm carga horária de 60 horas e duração estimada de dois meses, com início previsto para o dia 4 de setembro.
Com o objetivo de proporcionar aos cursistas uma visão ampla e diversificada do funcionamento do sistema prisional brasileiro, as capacitações abordarão os seguintes temas:
– Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis: “Direitos Humanos e Diversidade: Fundamentos e Trajetória de uma conquista social”; “Revendo Conceitos de Universalidade, Igualdade e Equidade: uma nova agenda para as políticas públicas”; “Vulnerabilidade frente ao sistema penitenciário”; “Mecanismos de denúncia de violações a direitos e participação social”;
– Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional: “A crise e o seu gerenciamento”; “Critérios de ação em uma crise”; “Refém, vítima e Síndrome de Estocolmo”; “Aspectos dos conflitos e da violência”; “Estudo de Caso”;
– Políticas Públicas no Sistema Prisional: “Políticas Públicas no Sistema Prisional”; “Assistência e Gênero no Sistema Prisional”; “A educação no Sistema Prisional”; “Saúde e Qualidade de vida”. d) Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”;
– Formação de Tutores: “Apresentação”, “A Educação a Distância e o AVA Moodle”, “O planejamento e os materiais didáticos para a EaD”, “O papel do tutor na EaD”, “Orientações práticas para a tutoria nos cursos para servidores do sistema prisional”.
Informações: cassp.depen@gmail.com e (31) 3409-6160.