Corumbá (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, visitou nessa quinta-feira (14) as obras de readequação e ampliação do Estabelecimento Penal de Corumbá, que garantirão ativação de mais 120 vagas no presídio.
Executado com recursos federais e contrapartida do Estado, o anexo foi inaugurado em 2014 junto à obra de reforma geral do presídio. Inicialmente, a ampliação teria 95 vagas, mas o projeto original teve que passar por readequações para atender a rotina de segurança do presídio, desta forma também foi possível aumentar o número de vagas.
Para o diretor da unidade, Mauro Augusto Ferrari, a ativação deste anexo é uma importante conquista para o sistema penitenciário, pois o espaço estava pronto há alguns anos e só agora está sendo possível sua ocupação.
A visita de vistoria das obras foi acompanhada pelo juiz da Vara de Execução Penal da comarca, André Luiz Monteiro e por diretores de área da Agepen Acir Rodrigues (Operações) e Elaine Arima (Assistência Penitenciária). Também estiveram presentes o presidente do Conselho da Comunidade de Corumbá, Alex da Silva Cristaldo; o presidente da Subseção da OAB, Roberto Ajala Lins; o inspetor-chefe da Receita Federal em Corumbá, Zaquiel Shardong; e a defensora pública Camila Maués dos Santos Flausino.
A entrega do anexo está prevista para ocorrer até o próximo mês. Na oportunidade, será inaugurada também a sala de videoconferência judicial da unidade masculina, bem como do presídio feminino da cidade. Desta forma, vai atender ao pedido da Vara de Execução Penal da comarca, que é parceira na ativação desses setores.
Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira.
Publicado por: imprensaagepen