Para reforçar ações preventivas de saúde, reeducandos de unidades prisionais recebem, regularmente, atendimentos médicos e orientações gerais, por meio de palestras realizadas com profissionais da área. São ações que envolvem desde orientações sobre hábitos saudáveis a campanhas de prevenção à tuberculose.
Na Penitenciária de Naviraí, por exemplo, na última sexta-feira (14.4), foram realizadas palestras com todos os internos com orientações sobre cuidados para evitar a infecção e transmissão de doenças de pele, furúnculos e demais malefícios causados pela falta de higiene pessoal. O trabalho foi coordenado pelo policial penal Evandro, responsável pelo setor de saúde da Penitenciária. Durante a ação, os custodiados também receberam kits com produtos para o asseio corporal para auxiliar na prevenção. O trabalho também envolve orientação de familiares que realizam visitas.
Em Caarapó, no Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado, recentemente, o trabalho da equipe, teve como foco combate e prevenção à tuberculose. A programação teve palestra educativa realizada pela enfermeira e coordenadora do setor de saúde da unidade, Dirce Tavares Alves. A ação contou com a participação da coordenadora do município do Programa IST/AIDS, Marli Aparecida Costa Silva, e dos demais membros do setor responsável; além da distribuição de folders e exame de escarro com 11 custodiados.
Nesse contexto, em fevereiro, a Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira II (foto principal), em Campo Grande, desenvolveu ações que tiveram como foco o combate às drogas e ao alcoolismo. As ações foram planejadas e executadas pelas equipes dos setores de Saúde e Psicossocial e envolveu, entre outras iniciativas, a exibição de Cinema Terapêutico com o filme “O Diário de um Adolescente”, com posteriores reflexões e partilhas.
Durante os trabalhos, foram pontuadas três reflexões a partir do filme, onde os participantes explanaram a identificação com a vivência da personagem Jim Carrol (interpretada pelo ator Leonardo Di Caprio) e dividiram as próprias histórias e anseios.