Campo Grande (MS) – Objetivando proporcionar mecanismos para a melhor qualidade de vida e redução dos fatores de risco que levam a doenças cardiovasculares, ações do programa “Viva Saúde – Cuidados com o Coração” foram oferecidas na manhã desta quarta-feira a servidores que atuam na Sede da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O trabalho foi coordenado pelo setor de Apoio Psicossocial ao Servidor da Agepen.
A equipe de triagem clínica e monitoramento físico da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), coordenada pela educadora física Thais Gonçalves, realizou a triagem clínica dos servidores, com medição de estatura e índice de massa corporal, pesagem e aferição da pressão arterial.
O programa tem como foco a prevenção e avaliação de fatores que levam ao desenvolvimento de problemas cardíacos, como a obesidade, hereditariedade, má alimentação e o sedentarismo, conforme explica a educadora física responsável. Segundo ela, doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte no país.
“É uma iniciativa de grande valor na manutenção da saúde e bem-estar do servidor público estadual”, elogiou o agente penitenciário Clayton Barcelos, um dos participantes da ação.
“Receber ações preventivas em nosso próprio ambiente de trabalho é muito bom, pois saúde é um direito fundamental. A atenção à saúde do servidor colabora para o bom desempenho do trabalho na Instituição”, , destacou a servidora Lílian Ricci, que também participou da triagem.
De acordo com a chefe do Núcleo de Apoio Psicossocial ao Servidor, Maria Roseneusa Santos Oliveira, além da triagem clínica e monitoramento físico, posteriormente, serão disponibilizados, aos que declararam interesse, exames laboratoriais de averiguação do colesterol, glicemia entre outros. “A coleta de sangue será realizada aqui na Sede, para maior comodidade dos servidores”, ressaltou Roseneusa.
A recomendação da equipe para os servidores que forem realizar os exames de sangue é que estejam em jejum de 12 horas, e que até as 18 horas do dia anterior deverão se alimentar apenas de chá com bolacha ou sopa de legumes, evitando os carboidratos. Para a coleta de sangue, é preciso que o servidor tenha em mãos o cartão da Cassems. O procedimento será gratuito.
Viva Saúde
O Viva Saúde desenvolve ações de conscientização entre os servidores, alertando que a mudança de hábitos, associada a exames de rotina auxiliam na promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida.
A organização do programa baseia-se na adoção das linhas de cuidado, responsáveis pela criação de vínculos entre o beneficiário e a equipe da Cassems, que acompanhará continuamente o paciente a fim de garantir a sua recuperação e mudança no estilo de vida.