Corregedoria-geral da Agepen inicia ciclo de palestras sobre atuação e competência

Categoria: Sistema Penitenciário | Publicado: segunda-feira, outubro 18, 2021 as 08:18 | Voltar

A Corregedoria-Geral da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) está realizando orientações a fim de levar aos servidores informações sobre sua atuação e competência. A abertura dos trabalhos aconteceu durante o 38º Curso de Formação Penitenciária, com palestra aos novos alunos.

Dentre os temas abordados também estão os deveres, ética e condutas durante as atividades e no desenvolvimento das funções. A intenção é conscientizar os profissionais que atuam no sistema penitenciário, de forma a contribuir com o aprimoramento dos trabalhos.

Conforme a corregedora-geral, Cinthia Danielle do Nascimento Silva, a demanda surgiu a partir da necessidade de aproximar e esclarecer o verdadeiro papel do setor; para isso, serão realizadas visitas técnicas nas unidades penais do estado também.

“É uma medida de prevenção e de orientação aos servidores e chefias em geral, com o intuito de levar conhecimento da Corregedoria pelo próprio setor, explicando o papel e atuação, além da importância dos servidores nesse trabalho de correição”, explica Cinthia.

Atuando como órgão preventivo e de controle interno, a Corregedoria realiza a fiscalização dos atos procedimentais, trabalhando também repressivamente em face das infrações disciplinares e penais praticadas por servidores de carreira.

Além disso, é responsável pela formação de comissões responsáveis pelo andamento dos procedimentos administrativos investigativos e/ou acusatórios.

Somente neste ano, foram demitidos quatro servidores através de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e um pelo Conselho de Recursos Administrativos dos Servidores do Estado (CRASE).

De acordo com a corregedora, o setor tem como missão promover medidas preventivas e de ordem disciplinar a fim de combater condutas infracionais, fomentando a integridade e elevando a credibilidade da Agepen junto a seus administrados e à sociedade.

A Corregedoria-Geral da agência penitenciária visa ser reconhecida por estimular nos servidores comportamentos éticos e baixa tolerância com condutas ilegais, impulsionando a busca pela excelência na realização dos trabalhos e a construção de um ambiente íntegro e idôneo. Sendo pautada em valores como a transparência, ética, imparcialidade, excelência foco no servidor e idoneidade.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.