De cultura à religião, atividades em alusão ao mês natalino são desenvolvidas com internas de Corumbá e Rio Brilhante

Categoria: Ressocialização | Publicado: quinta-feira, dezembro 26, 2019 as 10:32 | Voltar

Campo Grande (MS) – Apresentações culturais e religiosas que remetem ao espírito natalino são desenvolvidas com mulheres que cumprem pena em regime fechado nos municípios de Corumbá e Rio Brilhante. Com a participação de diversos voluntários, as atividades abrangeram desde teatro, música e dança a sorteios de brindes e celebrações de diferentes denominações religiosas.

Com o objetivo de oferecer um tratamento penal mais digno e humanizado, as iniciativas visam fomentar o bem-estar, incentivando a valorização da autoestima e mudança de comportamento das custodiadas. O cronograma de ações foi organizado pelo setor psicossocial e pedagógico das unidades penais e contou com apoio da Diretoria de Assistência Penitenciária da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

No Estabelecimento Penal Feminino “Carlos Alberto Jonas Giordano”, em Corumbá, foram realizadas diversas atividades como coral e dança formados por reeducandas; apresentação especial do intérprete Kleber Costa; além de leituras de poemas, poesias e uma celebração de missa.

Segundo a diretora da unidade penal, Elizandra Assis da Silva, o evento acontece todos os anos com o intuito de propiciar a reinserção social das custodiadas. “A ideia é incentivar o espírito natalino de solidariedade e de amor ao próximo, assim como, fomentar o relacionamento interpessoal harmonioso e fortalecer os vínculos entre as participantes”, afirmou.

Já no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante (EPFRB), foi desenvolvida uma semana inteira de atividades diferenciadas. As comemorações iniciaram com o grupo “Semeadores”, com um peça de teatro; também prestigiaram o evento o grupo de Violeiros do município, com um repertório repleto de músicas populares e religiosas.

Momentos de louvor e reflexão sobre a Palavra de Deus também foi possível com o apoio da Igreja Evangélica Batista Restauração de Rio Brilhante.

Pastores da Igreja Universal do Reino de Deus também participaram da iniciativa e celebraram um culto na unidade penal. Ao final, foi realizado o batismo de uma custodiada, além da entrega de presentes e uma confraternização com as internas.

Para fechar a semana, foi celebrada uma missa pelo Frei Jorge, da Paróquia “Divino Espírito Santo”. Com uma mensagem de otimismo e alegria que foi levada às detentas, servidores e outros participantes.

Em Rio Brilhante, a ação foi realizada em parceria com o Conselho da Comunidade local, voluntários e colaboradores.

Publicado por: Tatyane Oliveira Santinoni

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.