O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (15.2), a nomeação do novo diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). Conforme a publicação, o policial penal Rodrigo Rossi Maiorchini passou a responder pela pasta a partir de hoje. O novo dirigente assume em substituição, ao também então servidor de carreira, Aud de Oliveira Chaves.
Rodrigo Rossi Maiorchini atua na Agepen desde 2005, é formado em Direito e pós-graduado em Gestão Prisional, já tendo atuado como diretor de Administração e Finanças, onde exerceu sua última função por mais de três anos.
Já o policial penal Aud de Oliveira Chaves, que respondeu pela direção da Agepen desde fevereiro de 2017, foi o primeiro servidor de carreira a estar à frente da instituição.
Nestes seis anos de gestão, desenvolveu diversas ações como a oficialização da Polícia Penal em Mato Grosso do Sul, criação de grupamentos especializados para intervenções prisionais, realização de escoltas e guarda externa de muralhas, e capacitação constante dos servidores através da Escola Penitenciária.
Além disso, contribuiu no desenvolvimento de projetos voltados à ressocialização de apenados, com ampliação de ofertas de educação e trabalho prisionais, bem como, aprimorou o acesso nas áreas de saúde e promoção social; sempre com parceria integrada e proximidade de diversas instituições públicas ligadas à execução penal. Todo o trabalho sempre foi pautado no aprimoramento da segurança de toda a sociedade sul-mato-grossense.