Direção da Agepen se reúne com representantes da OAB em Dourados e anuncia avanços para a penitenciária local

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 8, 2015 as 15:28 | Voltar

Dourados (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, se reuniu na última sexta-feira (4) com o presidente da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, da seccional de Mato Grosso do Sul, Felipe Cazuo Azuma, para discutir o desenvolvimento de ações na Penitenciária Estadual de Dourados (PED).

Também participaram do encontro o presidente da Comissão do Advogado Criminal, Fernando Bonfim Duque Estrada, juntamente com outros membros da referida comissão: Edson Bomfim e Felipe Torquato Melo; além do chefe de Gabinete da Agepen, Dumas Torraca Michels.

Durante a reunião, realizada na sede da 4ª Subseção da OAB, Stropa manifestou o compromisso de instalar pelo menos mais uma cabine no parlatório, além de realizar melhorias nas que já existem.

O diretor presidente da Agepen informou, ainda, que já está em andamento um projeto para implantação, em todos os presídios do Estado, do atendimento de advogados por videoconferência, a exemplo do que já ocorre em algumas unidades prisionais por parte da Defensoria Pública. Segundo o dirigente, os atendimentos acontecerão mediante agendamento prévio, em reforço aos presenciais. “Iremos dar prioridade à PED para implantação desse novo sistema de atendimento de advogados”, afirmou.

Também foram discutidos vários projetos de interesse da advocacia e da sociedade, como a construção de instalações para atender os familiares dos custodiados por ocasião dos dias de visita.

Reformulação do Ribup

No encontro com os representantes da OAB/Dourados, Stropa também revelou que está sendo formada uma comissão de servidores para revisar o Regimento Interno Básico das Unidades Prisionais do Estado de Mato Grosso do Sul (RIBUP), atualmente disciplinado pelo Decreto nº 12.140/2006, e propor as alterações necessárias ao governador do Estado. ele garantiu que, no momento oportuno, receberá as sugestões da OAB para tais aperfeiçoamentos.

O diretor-presidente da Agepen informou que o sistema pretende manter franco diálogo com a classe e que, tendo findado suas visitas a todas as unidades prisionais do Estado, iniciará as reuniões regionais com diretores, ocasião em que reservará um tempo no decorrer delas para tratar dos assuntos pertinentes aos advogados, franqueando assento de representantes da seccional e subseções respectivas.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.