Direção da Agepen participa da entrega do prêmio “Benjamin Padoa”

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 16, 2015 as 18:01 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Conselho da Comunidade de Campo Grande (CCCG) promoveu nesta terça-feira (16) a solenidade de premiação da segunda edição do prêmio “Benjamin Padoa” para reeducandos e parceiros contratantes.

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) , Ailton Stropa Garcia, participou da  do evento, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes.

O CCCG é um dos 190 parceiros da agência penitenciária que oportunizam trabalho remunerado aos custodiados, além de a instituição contribuir em diversos projetos e ações desenvolvidas em presídios da Capital.

Na ocasião, foi apresentado um vídeo institucional dos trabalhos realizados pelo CCCG e realizada uma homenagem ao Professor Benjamin Padoa. A sua filha Miriam Padoa falou em nome dos familiares.

Em seguida, a Secretária do Conselho da Comunidade, Suelí Melo, entregou um buquê e um símbolo do evento para a esposa do professor, Iracema Teixeira Padoa, e as Promotoras de Justiça Jiskia Sandri Trentin e Regina Dornt Broch entregaram um símbolo do evento às suas filhas.

Por fim, foram realizadas as premiações aos reeducandos Nataniel Antunes Gabeloni e Maria de Lourdes Batista Ferreira, e também à empresa Alvorada Materiais de Construções. A solenidade contou ainda com apresentação cultural da aposentada da Agepen Terezinha Flávia e do músico Galvão Noviolato.

Também participaram do evento a promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, Membro Nato do Conselho da Comunidade, e composta, além do diretor-presidente da Agepen, pelo defensor público Paulo Henrique Paixão, vice-presidente do Conselho da Comunidade, representando o Presidente do CCCG, Juiz de Direito Albino Coimbra Neto; pela promotora de justiça Regina Dornt Broch; pelo Defensor Público Paulo José Patuto, representando o defensor público-geral, Luciano Montalli; e pelo tenente-Coronel, Tony Audry Zerlotti, coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência ( Proerd).

DSCF1929 (800x230)

 O prêmio

O prêmio “Benjamin Padoa” tem como objetivo principal a reinserção social do reeducando na sociedade, tanto do sexo masculino como feminino.

O Conselho

O Conselho da Comunidade é um órgão criado pela Lei de Execução Penal para efetivar a participação da sociedade na recuperação do infrator, assim como para auxiliar o Poder Judiciário na fiscalização do cumprimento da pena. Seus conselheiros são nomeados pelo Juiz da Execução e devem visitar estabelecimentos penais, entrevistar, apresentar relatórios ao mesmo e diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao internado, em harmonia com a direção do estabelecimento.

O CCCG foi fundado no dia 15 de junho de 1992, inspirado no artigo 80 da Lei de Execução Penal e revitalizado no ano 2000, pelo MM Juiz de Direito da 1ª Vara de Execução Penal, Francisco Gerardo de Souza. O Conselho foi criado para auxiliar os juízes e as autoridades constituídas junto aos egressos e a população carcerária em todas as tarefas vinculadas à readaptação e reconquista da cidadania plena.

São oferecidos pelo Conselho vários tipos de mão de obra, como: alvenaria, construção civil, corte e costura, elétrica, hidráulica, jardinagem e paisagismo, pinturas e texturas, reciclagem de lixo e serviços gráficos.

 Benjamin Padoa1 Benjamin Padoa2 Benjamin Padoa4 Benjamin Padoa6 Benjamin Padoa7  Benjamin Padoa10 Benjamin Padoa11  Benjamin Padoa13 Benjamin Padoa14 Benjamin Padoa15

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.