Rio Brilhante (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, visitou esta semana presídios de Ponta Porã, Amambai e Rio Brilhante. As visitas foram acompanhadas pelo diretor de Operações, Acir Rodrigues, e pelo chefe de Gabinete, Pedro Carrilho de Arantes, tendo como objetivo verificar as estruturas e rotinas nas unidades prisionais, inspecionar obras e conversar com os diretores e demais agentes penitenciários sobre os objetivos da atual administração, que assumiu a direção da Agepen no início mês passado.
Em Ponta Porã, os diretores vistoriaram as obras de ampliação na Unidade Penal Ricardo Brandão (masculina de regime fechado), onde estão sendo construídas mais 144 vagas. As visitas foram realizadas, ainda, nas unidades feminina e na masculina de regime semiaberto. No município, os diretores também se reuniram com o juiz responsável pela Execução Penal, Eguiliell Ricardo da Silva.
Nas unidades fechada e semiaberta de Amambai, instaladas uma ao lado da outra, o diretor-presidente, acompanhado pelos diretores de área, verificaram o sistema de videomonitoramento e de identificação biométrica, instalados por meio de parceria com o Conselho da Comunidade local, que estão reforçando a segurança nas unidade prisionais. Os dirigentes também puderam averiguar novas estruturas, como a passarela e a grade instalada sobre o solário. Na oportunidade, também percorreram os diversos setores dos presídios e conversaram com agentes penitenciários, tiraram dúvidas e ouviram sugestões.
Já em Rio Brilhante, último município a ser visitado, o diretor-presidente conheceu as estruturas dos presídios masculino e feminino. Junto com sua equipe, se reuniu com diretores e servidores e recebeu o apoio dos companheiros de profissão. “Recebemos de maneira muito positiva essa visita do novo diretor-presidente, que, pela primeira vez, é servidor de carreira, demonstrando que somos gabaritados para o bom andamento e engrandecimento da nossa instituição”, destacou o diretor do Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, Manoel Machado, durante a visita.
Segundo o diretor-presidente da Agepen, as visitas são importantes para se verificar in loco as demandas das unidades prisionais, bem como para oportunizar esse contato mais próximo com os servidores, que estão na lida direta dentro dos estabelecimentos prisionais. “Já visitamos e nos reunimos também com servidores das unidades da Capital, e visitaremos todos os demais municípios para apresentarmos nossa proposta de trabalho e, juntos, construirmos um sistema penitenciário melhor no Estado”, declarou.