Rio Brilhante (MS) – Seis aparelhos de celular, um cabo de carregador e porções de maconha foram localizados por agentes penitenciários no início da manhã desta terça-feira (5) no Estabelecimento Penal de Rio Brilhante (EPRB) durante ronda pelo presídio. Os ilícitos estavam no pátio da unidade e foram arremessados pelo muro.
De acordo com o diretor do EPRB, Manoel Machado, a ronda matinal é rotina estabelecimento prisional e tem ajudado a evitar que materiais proibidos cheguem às mãos dos presos. “Apesar do número bastante reduzido nas equipes plantonistas, os agentes não medem esforços para que atos dessa natureza não atrapalhem a segurança e disciplina aqui no presídio”, enfatiza o dirigente.
O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, também enaltece o desempenho dos agentes penitenciários que têm garantido sucesso nas apreensões. Segundo Stropa, para se ter uma ideia, somente no ano passado cerca de 2470 celulares foram apreendidos pelos servidores em todas as unidades prisionais do Estado, entre revistas em visitantes, operações pente-fino e materiais arremessados pelas muralhas.