Corumbá (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, se reuniu na última sexta-feira (26) com o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, para discutir quais soluções podem ser efetivadas para a melhoria do cumprimento dos regimes semiaberto e aberto masculino na cidade.
Durante o encontro, realizado no Gabinete do prefeito, Stropa solicitou a doação ou cessão de um prédio da cidade, já identificado pela direção da Agepen, que não está em uso. Segundo o diretor-presidente, possibilitar uma melhor estrutura para o estabelecimento penal de regime semiaberto é uma das principais preocupações da administração penitenciária em Corumbá no momento.
Atualmente, o presídio funciona em prédio alugado, com poucas opções de reestruturação. “A intenção, enquanto não é possível construir uma unidade – a exemplo do que já foi feito em Campo Grande, Três Lagoas e Dourados – é encontrarmos um local adequado, no qual possamos dispensar um tratamento penal digno e humanizado”, informa o dirigente.
Paulo Duarte se comprometeu em estudar a proposta e garantiu que dará um retorno rapidamente. “O prefeito é um homem com visão administrativa e capacidade ímpar, que demonstrou muito interesse para a solução da questão”, ressaltou Stropa após a reunião.
Também participaram do encontro o diretor de Operações da Agepen, Reginaldo Francisco Regis; o diretor Assistência Penitenciária, Gilson Assis Martins; o chefe de Gabinete da Agepen, Dumas Torraca; o diretor do presídio semiaberto masculino de Corumbá, Doglas Novaes; e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Corumbá, João Bosco da Silva e Souza.