Jardim (MS) – O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, participou na manhã desta sexta-feira (16.3) da Sessão do Colégio de Presidentes das subseções da Ordem dos Advogados de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizada em Jardim.
O dirigente falou sobre a situação atual do sistema prisional, como capacidade e lotação dos presídios, perfil da massa carcerária no Estado e projetos e ações de ressocializações, com foco nas atividades de trabalho. Ele também esclareceu dúvidas e registrou solicitações dos advogados em diferentes pontos do Estado.
Segundo Aud Chaves, um dos principais focos da Agepen é o “pós-prisão”, o retorno do apenado ao convívio social, de forma que não volte a delinquir. “E para isso buscamos parcerias, principalmente no oferecimento de oportunidade de trabalho”, declarou, ressaltando que Mato Grosso do Sul supera a média nacional de presos trabalhando.
O diretor-presidente ressaltou, ainda, a parceria com a OAB em várias ações, entre elas na melhoria dos espaços para atendimentos jurídicos, e em ações sociais como os projetos “Leitura no Cárcere” e “Arte com Pneus”, nos quais a Ordem está arrecadando livros para bibliotecas de unidades prisionais e materiais para que os reeducandos da Máxima possam continuar a fabricar parques infantis tendo como matéria-prima principal, pneus descartados.
Após as explanações, o presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche, elogiou o trabalho realizado no sistema prisional do estado. “O mais importante é termos a consciência de que existem pessoas que estão trabalhando muito para resgatar a humanidade de homens e mulheres que se encontram presos e nosso objetivo como profissionais é exatamente esse: defender e garantir a prática dos Direitos Humanos”, afirmou, parabenizando o intenso trabalho realizado nos presídios em prol da ressocialização dos apenados.
Na oportunidade, o coordenador do encontro, presidente da Subseção de Ponta Porã, Luiz Rene Gonçalves do Amaral, fez questão de elogiar a direção da Agepen e classificou o dirigente como “exemplo de servidor público”.
De acordo com a OAB/MS, a reunião entre os presidentes acontece trimestralmente para discutir os assuntos de interesse da sociedade e da advocacia. A participação especial do diretor-presidente da Agepen atendeu a um convite do anfitrião do evento, o presidente da Subseção de Jardim, Sidnei Escudero.
Keila Oliveira e Tatyane Santinoni.