Em meio às grades, “Tarde Cultural” leva harmonia e descontração a reeducandas de Três Lagoas

Categoria: Ressocialização | Publicado: quarta-feira, abril 18, 2018 as 07:55 | Voltar

Três Lagoas (MS) – Exposição de artesanatos, apresentação musical e até desfiles de moda marcaram a primeira “Tarde Cultura”, realizada com as reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL). Com o tema “Mulher, Protagonista de sua Própria História”, o evento teve como objetivo valorizar a autoestima da mulher encarcerada.

A iniciativa foi promovida pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio do Setor Psicossocial do presídio, em parceria com o Conselho da Comunidade de Três Lagoas e a Secretaria Estadual de Educação, através da coordenação e professores que atuam dentro da unidade.

Mesmo em meio às grades, por conta de uma decoração especial, foi possível transformar o local em um ambiente mais lúdico. Realizada na última sexta-feira (13.4), a programação do evento buscou exaltar a importância da mulher na vida familiar, de sua relevância na sociedade contemporânea e a capacidade de superação, apesar dos problemas enfrentados.

Artesanatos confeccionados pelas internas também foram expostos durante o evento.

Dessa forma, foram expostos trabalhos artesanais, como pinturas e crochês, realizados pelas reeducandas em salas de aula ou nas próprias celas. Além disso, houve apresentação de músicas, redações e divulgado o resultado de um concurso de poesia.

Segundo a diretora do EPFTL, Leonice Miranda Rocha Guarini, as reeducandas receberam com muita alegria a iniciativa. “Durante todo o tempo elas foram muito participativas, o clima de amistosidade e companheirismo contagiou a todos e isso acrescenta em muito as relações interpessoais, contribuindo com a harmonia e disciplina no estabelecimento penal”, destacou a diretora.

A modelo Patrícia Brito Dias desfilou juntamente com as reeducandas.

Para incrementar ainda mais as atividades, a modelo internacional Patrícia Brito Dias desfilou juntamente com as reeducandas. A apresentação das internas foi feita com as roupas confeccionadas no curso de “Corte e Costura”, que aconteceu recentemente na unidade.

Ao final do evento, foi entregue uma lembrança a todas as custodiadas e convidados, e servido um lanche.

Texto: Tatyane Santinoni.

Fotos: Divulgação EPFTL.