Naviraí (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) estão participando do Estágio Técnico em Intervenção Prisional e Sobrevivência Administrativa, em Naviraí. Ministrado pelo instrutor paulista Marco Antônio Dib, especialista na área e bicampeão mundial de Jiu-jítsu, o curso teve início nesta sexta-feira (18.5) e acontecerá até amanhã (19.5).
Organizado pela Escola Penitenciária (Espen), que emitirá o certificado de capacitação, o curso foi articulado por servidores da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN), com apoio da direção do presídio. Ao todo, 24 agentes penitenciários da área de Segurança e Custódia estão sendo capacitados.
Com carga horária de 20 horas, as aulas envolvem técnicas de algemação, imobilização, formação de escudos e planejamento de operação prisional. Além disso, na parte de sobrevivência administrativa, os alunos também serão orientados quanto à elaboração de relatórios para embasar a intervenção e as formas de atuação, entre outras questões.
O objetivo é possibilitar que os servidores da região possam receber esse aperfeiçoamento, a exemplo do que já foi realizado na capital. A qualificação foi aberta a agentes penitenciários de todo o Estado.
Publicado por: imprensaagepen