Naviraí (MS) – Internos da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí (PSMN) participaram, na semana passada, de palestras sobre o câncer de próstata, oferecidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A iniciativa teve como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção à doença. No total, 326 internos participaram da palestra.
Realizada através das Divisões de Saúde e Educação da Agepen, a palestra foi ministrada pelo médico urologista Nelson Trad Filho. Durante a apresentação, o especialista explanou sobre o que é a glândula masculina chamada próstata, como ela funciona e a quais problemas está sujeita, como a prostatite – uma inflamação causada devido à infecção por germes, e o temido câncer.
O urologista abordou quais exames necessários para detecção e a importância do diagnóstico precoce, ressaltando que, após os 40 anos esse cuidado preventivo deve ser ainda maior.
A ação na penitenciária contou com a participação de autoridades locais, como o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Araguaia. “Nossa intenção é que, além da palestra oferecida pelo estado, a gente consiga trazer um mutirão de atendimentos e exames sobre o câncer de próstata, oferecido pela Prefeitura”, informou o diretor do presídio Rogério Capote.
A realização de exames, com regularidade anual, está relacionada à diminuição de 21% na mortalidade pela doença. Quanto antes tratar, mais sucesso na cura.
Segundo a chefe da Divisão de Saúde da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, os trabalhos de orientação sobre a doença, em parceria com a SES, estão sendo realizados conforme programação da secretaria, abrangendo também as demais unidades prisionais do estado.