Com a proposta de prevenção e cuidado com a saúde, policiais penais recebem ações da equipe multidisciplinar da Clínica da Família da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul). Consulta médica, exames e atividades com educador físico estavam entre as atividades desenvolvidas.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), na Sede da instituição em Campo Grande, em alusão à campanha Novembro Azul.
Durante a iniciativa, os servidores realizaram exames como bioimpedância que avalia a composição corporal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dentre outros. Posteriormente, passaram por consulta médica, e em alguns casos, com solicitação de exames e agendamento de retorno.
De acordo com a chefe do Núcleo de Apoio ao Servidor, Maria Roseneusa dos Santos Oliveira, o objetivo da ação é justamente proporcionar maior conscientização para a prevenção. “É necessário pensar na saúde como um todo, para que a gente envelheça bem. Hoje priorizamos, inicialmente, o atendimento aos homens e depois estendemos às mulheres que tiveram interesse”, afirmou.
Formada por médico generalista, nutricionista, educador físico, enfermeiro, técnico de enfermagem e administrativo, a equipe multidisciplinar atendeu cerca de 25 policiais penais durante toda a sexta-feira (24.11).
Há um ano longe do consultório médico, o policial penal Cleyton Gomes, encontrou na ação a oportunidade de colocar os exames em dia. “Achei muito importante esse momento e a possibilidade de trazer ao ambiente e trabalho foi essencial, porque muitas vezes, deixamos de lado a saúde pela própria correria do dia a dia”, disse.
O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou a importância desse autocuidado com a saúde de forma preventiva. “Vai muito além de tratar os sintomas e essa ação fomenta ainda mais essa atenção”, destacou.