Em São Gabriel do Oeste, internas recebem informações sobre o câncer feminino

Categoria: Outubro Rosa | Publicado: quarta-feira, outubro 28, 2015 as 07:30 | Voltar

São Gabriel do Oeste (MS) – Internas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste (EPFSGO) participaram nessa terça-feira (27) de uma palestra sobre câncer de mama, oferecida por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do sistema Penitenciário (Agepen) e a Secretaria Municipal de Saúde.

A palestra foi ministrada pela equipe de enfermagem que atua no presídio por meio de pactuação entre a Agepen e o Munícipio, através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade a (PNAISP). A ação integrou as atividades da campanha Outubro Rosa na cidade.

Durante o evento, também foram abordadas discussões sobre doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de colo de útero, outro tipo de câncer feminino muito comum. Dez camisetas alusivas à campanha Outubro Rosa foram sorteadas entre as custodiadas

De acordo com o diretor do EPFSGO (em substituição legal), Albino Gonçalves Lima Júnior, cerca de 40 reeducandas participaram da palestra. Ainda como parte da campanha, está prevista para esta semana a realização de exames clínicos de detecção de nódulos nas detentas.

O dirigente destacou que, devido ao fato de as custodiadas terem se mostrado bastante participativas, a intenção é que palestras mensais sobre a saúde da mulher sejam realizadas na unidade prisional.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.