Equipe do Depen e do Governo do Estado vistoriam obras dos Presídios da Gameleira

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 20, 2015 as 09:43 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos da Coordenação de Engenharia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), acompanhados de uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vistoriaram nesta quarta-feira (19), as obras das três unidades prisionais que estão sendo erguidas no Complexo da Gameleira, em Campo Grande.

O objetivo da visita é acompanhar o andamento das obras, para garantir a conclusão e entrega dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Justiça que é responsável pela maioria dos mais de R$ 52,2 milhões de reais investidos nos três presídios, que contam ainda com contrapartida do Governo do Estado.

IMG_9045

O engenheiro Antônio Carlos Paula Martins, da Coordenadoria de Engenharia do Depen elogiou a qualidade das obras que estão sendo executadas em Mato Grosso do Sul. “A qualidade das obras realmente é muito boa, das instalações e as obras estão em andamento realmente e o nosso objetivo aqui é principalmente verificar isso e se a fiscalização está a contento, creio que o Estado atendeu as exigências e atingiu o objetivo”, frisou o engenheiro.

A visita foi acompanhada pelo superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp em exercício, Luiz Carlos Telles, pelo chefe de gabinete da Agepen, Dumas Torraca e pelo arquiteto Fábio Alex Correa, que acompanha o andamento das três obras, com vistorias mensais. “Esse trabalho que estamos fazendo a pedido do secretário Sílvio Maluf, garantiu que as construções chegassem no patamar exigido pelo Depen”, afirma o arquiteto da Sejusp.

IMG_9127

Após a vistoria das unidades prisionais, acompanhados de técnicos da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), os engenheiros do Depen participaram de uma reunião com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, onde foram debatidos os cronogramas e questões técnicas das obras.

Sobre os novos presídios

Juntas as novas unidades prisionais representam um incremento de 1.613 novas vagas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Sendo um feminino com capacidade para 407 vagas e mais dois presídios masculinos com capacidade para 603 internos cada um. Modernas, amplas e muito seguras, as novas unidades penais representam um grande passo para a redução do déficit carcerário em Mato Grosso do Sul.

IMG_9008

Mais agentes

O governador Reinaldo Azambuja já autorizou a realização de concurso público para contratar mais servidores penitenciários, visando suprir a demanda reprimida do sistema, bem como, atender os novos presídios do Complexo da Gameleira. “Para que o concurso aconteça há necessidade de alterações na legislação atual, o que já está sendo providenciado, visando dar agilidade ao processo”, explica Ailton Stropa, diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.