Equipe do Depen está em MS para vistoriar obras dos Presídios da Gameleira

Categoria: Infraestrutura | Publicado: sexta-feira, julho 1, 2016 as 08:31 | Voltar

Campo Grande (MS) – Técnicos da Coordenação de Engenharia do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) participaram na tarde de ontem (30) de uma reunião na Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para tratar dos cronogramas e questões técnicas das obras das unidades prisionais que estão sendo erguidas no Complexo da Gameleira, em Campo Grande.

O objetivo é garantir a conclusão e entrega dentro do cronograma estabelecido pelo Ministério da Justiça que é responsável pela maioria dos mais de R$ 52,2 milhões de reais investidos nos três presídios, que contam ainda com contrapartida do Governo do Estado.

A reunião foi aberta pelo secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, delegado Antônio Carlos Videira, que relatou a situação do sistema prisional do Estado que conta atualmente com quase 16 mil presos, desses mais de 5,8 mil são advindos do tráfico, que custam aos cofres estaduais mais de R$ 11 milhões mensais. “Precisamos do apoio do Governo Federal para concluirmos essas obras o mais rápido possível, assim iremos minimizar os problemas que temos hoje”, destacou o secretário.

Já nesta sexta-feira (1º), os técnicos do Depen irão acompanhar in loco o andamento das obras das três unidades prisionais, que representam um incremento de 1.613 novas vagas no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul. Sendo um feminino com capacidade para 407 vagas e mais dois presídios masculinos com capacidade para 603 internos cada um. Modernas, amplas e muito seguras, as novas unidades penais representam um grande passo para a redução do déficit carcerário em Mato Grosso do Sul.

A visita está sendo acompanhada pelo superintendente de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro, pelo coordenador-geral da Coordenadoria da Vara de Execuções Penais (Covep), desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, pelos técnicos da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), da Caixa Econômica Federal e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

A equipe do Depen é composta por três técnicos, o coordenador-geral Cezar Augusto Maranhão, coordenadora de Engenharia e Arquitetura Fátima Mayumi Kowata e o engenheiro  Marcus Vinicius de Amorim.

Regiane Ribeiro/Sejusp.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.