Campo Grande (MS) – Já estão definidas as datas para o curso presencial “Atribuições e Procedimentos da Área de Atuação”, último módulo da capacitação destinada às três áreas de atuação dos agentes de Segurança e Custódia, Administração e Finanças e Assistência e Perícia; que tem por objetivo atender aos requisitos para futura promoção e capacitar os agentes penitenciários de Mato Grosso do Sul. A informação foi repassada pela Escola Penitenciária (Espen), na manhã desta sexta-feira (13), durante a abertura da aula para a 2ª turma do curso Administração Pública.
De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, todos os servidores aprovados nos quatro módulos anteriores estão automaticamente inscritos no módulo final. Por se tratar de uma capacitação específica, os cursos da Segurança e Custódia, da Administração e Finanças e da Assistência e Perícia serão feitos separadamente.
Com o objetivo de melhor atender aos servidores, a Espen irá realizar o curso específico da Segurança e Custódia em três polos regionais – já que é a área que representa o maior número de alunos – e em duas datas distintas por turma, para possibilitar a participação dos agentes que cumprem regime de plantão. As aulas acontecerão nas cidades de: Três Lagoas (contemplando também servidores de Bataguassu, Cassilândia e Paranaíba); Dourados (contemplando também servidores de Ponta Porã, Jateí, Rio Brilhante e Naviraí) e em Campo Grande (contemplando servidores de todos os demais municípios). As aulas para Administração e Finanças e Assistência e Perícia serão concentradas na Capital. As listas com os nomes e locais de realização do curso serão oficializadas em Diário Oficial e repercutidas no site da Agepen.
Conforme cronograma da Espen, o curso específico para servidores da Segurança e Custódia no Polo Três Lagoas será realizado nos dias 24 e 25 deste mês. Para a região de Dourados, será nos dias 1º e 2 de dezembro e para o Polo Campo Grande nos dias 3 e 4 do mês que vem. De acordo com a direção da escola, as aulas para os servidores de Administração e Finanças e Assistência e Perícia, provavelmente, também serão nos dias 3 e 4, na Capital.
Administração Pública
Com cerca de 260 inscritos, a aula da 2ª turma do curso de Administração Pública foi realizada no auditório da Escola Estadual Maria Constância de Barros, na Capital. Na primeira turma, na última sexta-feira, foram quase 200 participantes.
Presente na solenidade de abertura, o diretor da Fundação Escola de Governo (Escolagov), Wilton Paulino Junior, reafirmou o compromisso da instituição em proporcionar cursos aos servidores penitenciários e destacou a importância da qualificação para a melhoria do serviço público, ressaltando também o sistema de meritocracia para servidores públicos que está sendo adotado pelo Governo do Estado na gestão do governador Reinaldo Azambuja.
Por compromissos de agenda fora da cidade, o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, não pôde participar e foi representado no ato pelo diretor da Escola Penitenciária. Também estiveram presentes os diretores de área da agência penitenciária Reginaldo Regis (Operações), Arnold Rosenacker (Administração e Finanças) e Gilson Martins (Assistência e Perícia), além do presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária (Sinsap), André Santiago.