Curso de Defesa Pessoal para servidores da Agepen está com inscricões abertas

Categoria: Informe Espen | Publicado: terça-feira, maio 23, 2017 as 06:40 | Voltar

Campo Grande (MS) – Estão abertas as inscrições para o Curso de Defesa Pessoal Penitenciária, realizado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), por meio da sua Escola Penitenciária (Espen). A ficha de inscrição está disponível para  downloads no site da Agepen e o prazo para se inscrever encerra às 12 horas desta sexta-feira (26.5).

Conforme Edital publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23.5), serão ofertadas 30 vagas e as aulas ocorrerão de 30 de maio a 29 de junho, em dias alternados, no período noturno, entre as 19 e 21 horas ( tabela com as datas no final do texto). Para participar, é necessário estar em efetivo exercício nas unidades da capital ou do interior, e apresentar, até o próximo dia 30, atestado médico certificando as condições de saúde para realizar as atividades físicas propostas. (Clique aqui e confira o Edital).

O objetivo da capacitação é oferecer treinamento de defesa pessoal e condicionamento técnico, físico e mental aos profissionais responsáveis pela segurança em presídios, com técnicas seguras de abordagem, evitando uma reação desordenada e fora de controle, com procedimentos operacionais bem definidos e eficientes, que possibilitem a autodefesa e a defesas de terceiros.

De acordo com a Espen, a ficha de inscrição deverá ser digitada (não será aceito manuscrito) e posteriormente digitalizada para ser encaminhada, via e-mail, para escolapenitenciaria@www.agepen.ms.gov.br, contendo todos os dados do interessado, todos os campos obrigatoriamente preenchidos e as assinaturas, do servidor e do diretor da unidade ou chefia imediata.  O formulário está disponível em Downloads (lateral esquerda da página), item Escola Penitenciária. Ou clique aqui e acesse a ficha de inscrição.

O deferimento das inscrições dos interessados ocorrerá após a análise da Coordenação de Educação da Escola Penitenciária e respeitará a ordem de chegada até o limite das vagas disponíveis.

Treinamento

De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o Curso de Defesa Pessoal Penitenciário conterá identificação, metodologia, tática e estratégias, conteúdo programático, didática específica, dinâmica individual e de grupo, condicionamento psicoemocional de domínio e autocontrole em situações limite. 

O diretor esclarece que o programa psicopedagógico iniciará com técnicas mais simples e de fácil aprendizado. O treinamento de defesa pessoal – e autodefesa técnico/físico e psicoemocional – obedecerá a um avanço cronológico, sequencial, gradual e sincronizado com cada módulo das aulas, facilitando o aprendizado na medida em que vai evoluindo.

Conforme Guedes, no final do curso, quando as técnicas se tornam mais complexas, o aluno encontrará mais facilidade para absorver os ensinamentos devido à didática, à metodologia utilizada e aos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.

Confira as datas do curso:

HORÁRIO Segunda Terça Quarta Quinta Turmas
 

 

19 às 21h

  30/05   01/06  

 

     1

  06/06   08/06
12/6   14/06  
  20/06   22/06
  27/06   29/06

 

 

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.