Unidades prisionais de regime fechado de Bataguassu e Nova Andradina receberam, nesta quinta-feira (10.8), a visita do diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Rodrigo Rossi Maiorchini, e do secretário-executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro.
A inspeção fez parte do programa “Gestão Presente” da Agepen que visa averiguar de perto as boas práticas, deficiências e suas possíveis soluções. A intenção é buscar o que pode ser melhorado e implementar também novas atividades para ampliar as oportunidades de ressocialização, de forma a evitar a reincidência, discutindo diretamente com quem está na ponta.
Após as visitas, o diretor-presidente da Agepen avaliou que as duas unidades estão muito organizadas e bem geridas. “Bataguassu está com várias obras de reformas, garantidas por meio de parcerias, com um projeto muito bacana voltado ao progresso, proteção e segurança. E em Nova Andradina também, o presídio está vivendo uma nova fase com importantes avanços”, elogiou.
Nos dois estabelecimentos penais, os dirigentes verificaram oficinas de trabalho, como de costura onde são confeccionados uniformes para os detentos. Em Nova Andradina, por exemplo, estão sendo produzidos jalecos cirúrgicos para o hospital da cidade.
As visitas nas unidades foram acompanhadas pelos diretores Luiz Fenando Jesus (Bataguassu) e Rogério Capote (Nova Andradina). Também participaram o coordenador de Supervisão Penitenciária da Sejusp, Rodrigo Almeida Morel, e o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Anderson Pimentel.