Com mais de 4,4 mil custodiados e abrangendo quatro unidades prisionais, Módulo de Saúde e base do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), o Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste, o maior de Mato Grosso do Sul, recebeu nessa terça-feira (23.5) a visita da diretoria da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e de representantes da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
A iniciativa é uma continuidade aos trabalhos de inspeção para averiguar de perto boas práticas, deficiências e suas possíveis soluções. “Verificamos coisas que podemos melhorar, viabilizar algumas reformas, implementar também novas atividades para ampliar as oportunidades de ressocialização e evitar a reincidência”, destacou o secretário Executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro.
Durante as visitas, foram averiguadas questões de segurança, oficinas de trabalho, salas de aulas, setores de videoconferência, alimentação servida, atendimentos de saúde, rotinas e procedimentos adotados, entre outros. Além de diretores, que acompanharam as inspeções, as autoridades também conversaram com policiais penais, profissionais da área de saúde, professores, nutricionistas e internos.
“Nossa intenção é discutir com quem está na ponta, ouvir sugestões e buscar a melhoria conjunta, ver o que pode ser copiado, o precisa ser aperfeiçoado e de que forma isso pode ser feito. Nossa ideia de gestão presente é isso, ter essa visão geral, na prática, e buscar a evolução do sistema prisional do estado, observando as peculiaridades de cada local”, explicou o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.
Foram visitados o Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Instituto Penal de Campo Grande, Centro de Triagem Anísio Lima, Presídio de Trânsito, Módulo de Saúde e Base do COPE (Comando de Operações Penitenciárias).
Também participaram das inspeções o coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rodrigo Almeida Morel; o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista; o diretor de Operações, Raul Ramalho; o diretor de Administração e Finanças, Anderson Pimentel, a diretora de Assistência Penitenciária (em exercício), Josiclei Tasca; o chefe de Gabinete, Luiz Rafael de Melo Alves; o assessor da Presidência da Agepen, Anderson Moreno e a diretora da Escola Penitenciária, Soraya Placência, entre outros.