Governador recebe diagnóstico da Agepen sobre o perfil da mulher encarcerada em MS

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 8, 2016 as 13:21 | Voltar

Campo Grande (MS) – Na manhã desta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governador Reinaldo Azambuja recebeu das mãos do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, um relatório sobre o perfil da mulher encarcerada em Mato Grosso Sul.

A entrega aconteceu durante solenidade alusiva à data, realizada na Governadoria, com a presença da vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, da primeira dama de Mato Grosso do Sul, Fátima Azambuja, do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, e da subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja.

Segundo o diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, apesar de serem em número bem menor na comparação com o total de homens, a população carcerária feminina tem várias especificidades, que necessitam de políticas e ações diferenciadas.

Dentro desse contexto, conforme Stropa, Mato Grosso do Sul é o único estado do País que não tem presídios mistos e tem o maior número de vagas proporcionais para mulheres no sistema carcerário, uma medida importante para garantir a integridade das mulheres infratoras. Além das 13 unidades prisionais femininas, está em construção na Capital um presídio feminino com capacidade para 407 detentas.

Para o secretário Maluf, esse levantamento apresentado demonstra o cuidado que o Estado tem também para com as mulheres que estão em momento de prisão, no sentido de conhecer mais profundamente as necessidades do gênero feminino e quais iniciativas podem ser desenvolvidas nesse sentido, até mesmo  preventivas ao crime.

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.