Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que realizam ministração de aulas em cursos ofertados pela instituição, devem participar do Curso de Aperfeiçoamento e Formação de Instrutores (CAFI) da Escola Penitenciária (Espen). A primeira capacitação é de Oratória e está com inscrições abertas, a partir desta segunda-feira (6.2).
Na modalidade à distância (EaD) e presencial, o CAFI terá carga horária total de 104 horas/aula, contemplando além da Oratória, a Formação de Formadores e Didática; ao final, todos os concluintes serão certificados pela Escola Penitenciária.
De acordo com a direção da Espen, a capacitação é voltada, neste primeiro momento, apenas aos policiais penais que ministram aulas na Escola.
Com 20 horas/aula, o curso de Oratória será realizado em parceria com a Fundação Escola de Governo (Escolagov), na modalidade presencial. As inscrições encerram no dia 02 de março e devem ser feitas pelo Portal Escolagov (acesse aqui).
O objetivo é aprimorar a comunicação; vivenciar diferentes técnicas de oratória; além de utilizar a linguagem verbal e não-verbal com segurança e eficácia. O curso está previsto para acontecer entre os dias 06 a 10 de março, das 07h30 às 11h30.
Também estão com inscrições abertas para a Formação de Formadores, com 60 horas/aula, na modalidade à distância, ofertado na plataforma ENAP ou da Escolagov (clique aqui). Além disso, está prevista para ocorrer, ainda, a capacitação em Didática, na modalidade presencial, com 24 horas/aula.