Campo Grande (MS) – Continuam abertas as inscrições para o 40º Ciclo de Cursos à distância gratuitos destinados aos profissionais da segurança pública do Estado. São promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e as matrículas poderão ser feitas pelo site da instituição até a próxima sexta-feira (26.5).
O público alvo destes cursos da Rede Educação à Distância (EAD/Senasp) abrange os policiais civis e militares, bombeiros militares, guardas municipais, profissionais da área da perícia e do sistema prisional. Para validar a inscrição, deve-se comprovar o vínculo funcional do profissional com a instituição que trabalha.
Neste 40º Ciclo, os candidatos contarão com 67 cursos distribuídos por diversas áreas do conhecimento. A Rede EAD da Senasp viabiliza o acesso gratuito à educação continuada, integrada e qualificada aos profissionais da segurança pública de todo País. Ao proporcionar acesso à educação mais flexível, é possível levar capacitação aos servidores e gerar economias para o Estado, ao mesmo tempo.
Para o Gestor Estadual da Rede EAD/Senasp, Célio Ramos Barbosa, a sugestão é inserir ao menos 30% de curso a distância na grade curricular dos cursos ofertados pelo Senasp que são destinados a todas as instituições de segurança pública de Mato Grosso do Sul.
Resultados
No 39º Ciclo de Cursos da Rede EAD/Senasp que foi realizado entre 1º/02/17 a 10/05/17 foram 858 profissionais aprovados no Estado; destes, 18 são da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
Os cursos ministrados que obtiveram maior número de matriculados foram Condução de Veículos de Emergência, com 60% dos inscritos, e Violência, Criminalidade e Prevenção, com 19% dos alunos.
A realização dos cursos é resultado de acordos de cooperação federativas firmados entre o Ministério da Justiça, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. As aulas são disponibilizadas pela internet, permitindo que o aluno possa estudar o conteúdo em qualquer lugar e a qualquer hora.
Como forma de apoiar os servidores neste processo de capacitação à distância, existem os telecentros, que são equipados com computadores que possuem acesso à internet. No Estado, estes equipamentos estão localizados em Campo Grande na Sejusp e na Academia de Polícia Civil (Acadepol); em Três Lagoas, no 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM); em Dourados, no 3º BPM; em Coxim, no 5º BPM; em Corumbá, no 6º BPM; e em Jardim, no 11º BPM.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3318-6997 ou 3318-6813.
Texto: Tatyane Santinoni