Três Lagoas (MS) – Cobertores, agasalhos e calçados arrecadados pelo Patronato Penitenciário de Três Lagoas, durante a Campanha de Inverno da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e de instituições religiosas, serão destinados a uma entidade que acolhe egressos do sistema prisional, oferecendo moradia e alimentação durante o período de reinserção social.
A arrecadação aconteceu durante o mês de julho e envolveu a participação de funcionários, agentes religiosos e comunidade. “Ressaltamos a parceria em especial da senhora Lindocácia Fernandes, membro responsável pela Igreja Presbiteriana Renovada, que doou vários itens”, informa a diretora do patronato, Érica Ferreira da Silva.
Conforme diretora, devido o patronato não custodiar diretamente detentos, e sim atuar na parte assistência e de fiscalização de internos dos regimes semiaberto, aberto, livramento condicional e egressos, optou-se em destinar os itens arrecadados a instituições assistenciais que desenvolvam ações sociais em regime de colaboração com a unidade e dão oportunidade de adaptação às novas condições de vida. “A instituição beneficiada, no momento, acolhe dois egressos, sendo um deles necessita de tratamento diferenciado, pois sofreu um AVC [acidente vascular cerebral]”, comenta Érica.
A campanha de inverno da Agepen é coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Promoção Social.