Três Lagoas (MS) – Cuidados e prevenção ao câncer de mama foi tema de palestra ministrada nessa quarta-feira (22) a reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL). A iniciativa faz parte da campanha “Outubro Rosa”, tendo como objetivo divulgar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da sua detecção precoce.
A palestra foi ministrada pelas integrantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, Suzana Loureira e Maura Lemos Dias. Na oportunidade, também foi abordado o trabalho voluntário realizado pela cabeleireira Ângela Fernandes, do salão Spaço Mega Hair, em conjunto com o Hospital do Câncer, que confecciona perucas com a finalidade de atender as pessoas que perdem os cabelos em decorrência dos tratamentos, e foi solicitado à direção da unidade a possibilidade de uma parceria para que as internas ajudem na confecção dessas perucas.
A diretora do presídio, Leonice Miranda Guarini, destacou que as custodiadas se sensibilizaram muito com a causa. “Algumas delas já vivenciaram esse problema na família e demonstraram interesse em participar do projeto, inclusive manifestaram o desejo de doar seus cabelos”, disse.
Para finalizar, foram distribuídos às detentas lacinhos cor-de-rosa, símbolo da campanha, os quais foram confeccionados pelo Setor de Saúde do presídio.
Os trabalhos foram acompanhados pela equipe psicossocial do EPFTL.