Nova Andradina (MS) – Ações educativas voltadas à prevenção do câncer de próstata e incentivo aos cuidados com a saúde do homem têm sido intensificada nos presídios do estado, com o objetivo de conscientizar os custodiados sobre a importância da rotina de exames preventivos e também orientar sobre o acesso aos serviços de saúde.
No Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA), os reeducandos participaram, na última semana, de uma palestra com foco no diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
A palestra foi ministrada pelo médico urologista Nelson Trad Filho, como parte da campanha “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, da Secretaria Estadual da Saúde, com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio de ações conjuntas entre as divisões de Educação e Saúde.
De forma objetiva, o especialista falou sobre a sintomatologia do câncer de próstata, os tipos de exames disponíveis, a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos. Após a explanação, os custodiados puderam interagir com perguntas e esclarecimentos de dúvidas a respeito do tema abordado.
Para o interno Antônio Eduardo Cardoso, esse tipo de palestra é de extrema importância para sanar as dúvidas e para prevenção de doenças.
Colaborou agente Sônia Nascimento da Silva, psicóloga EPMNA.