Campo Grande (MS) – Parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) levou capacitação a internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), na última segunda-feira (13.11). A apresentação representou a abertura dos cursos de Cidadania Módulos I, II e III que serão ministrados aos custodiados do estado.
Segundo a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Rita de Cássia de Souza Argôlo Fonseca, a iniciativa faz parte de uma série de ações e cursos que serão ministrados pelo convênio em presídios, em novembro e dezembro deste ano, com o intuito de proporcionar conhecimento e qualificação a custodiados. Dentre as qualificações ofertadas também estão temas como “Dicção e Oratória”, “Política Pública de Gênero” e “Saúde da Mulher”. Os internos participantes terão direito a certificado e à remição da pena.
Mediado pela secretária administrativa da FUG/MS, Ivana Pereira, a apresentação contou com a participação do coordenador de cursos da fundação, Nelson Batistote, e da assistente social do setor de Educação do IPCG, Laurenne Costa de Oliveira.
Para tratar sobre Cidadania, o conteúdo abordado abrange os direitos e deveres dos indivíduos na atuação política, baseados na Constituição Federal de 1988. Além disso, esclarece as formas de atuar nos espaços reservados com liberdade de expressão e explica sobre o funcionamento do Estado como um todo, dos movimentos sociais, do poder econômico, dos partidos políticos, entre outros temas inter-relacionados.
Conforme parceria entre a Agepen e a Fundação Ulisses Guimarães, a intenção é que vários cursos da grade curricular sejam oferecidos dentro das penitenciárias da capital e do interior. Os trabalhos são coordenados pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Educação.
Mais parcerias
A Agepen também possui parcerias com outras instituições como forma de aprimorar os ensinamentos e ampliar o número de internos qualificados, com ações programadas até o final deste ano.
Entre as parcerias existentes estão com a Secretaria Estadual de Saúde e a Subsecretaria de Políticas para a Juventude. Conforme a previsão, estão programadas em presídios da capital e do interior a apresentação de palestras sobre Saúde do Homem, como parte da Campanha Novembro Azul; além de apresentações sobre Liderança e Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, Marketing Pessoal, entre outras.
Texto: Tatyane Santinoni,