Mais importante honraria da Agepen é concedida a 77 policiais penais, autoridades e colaboradores

Categoria: Agepen | Publicado: terça-feira, dezembro 6, 2022 as 12:51 | Voltar

Como forma de homenagear policiais penais, autoridades e demais pessoas que se destacaram no exercício de suas funções, prestando relevantes serviços em prol da melhoria do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, nessa segunda-feira (5.12), a Solenidade de Outorga da Medalha Patrono Penitenciário "Senador Ramez Tebet",  no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na capital.

Medalhas foram concedidas a 77 personalidades.

A medalha foi instituída em 2011, sendo sua primeira entrega realizada no ano seguinte. Devido às limitações impostas pela pandemia, a cerimônia de outorga ficou suspensa por dois anos. Este ano, com a retomada das homenagens, 77 pessoas foram agraciadas com a mais alta comenda concedida pela Agepen, sendo 50 policiais penais e 27 autoridades.

Em discurso, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou diversas ações que são referências no país graças ao empenho dos servidores penitenciários que, segundo ele, é o bem maior da instituição. “Para mim, é um orgulho imenso fazer parte dessa carreira, se eu pudesse daria essa medalha a cada um dos servidores tamanha a dedicação, pois todos contribuem”, declarou, reforçando também as novas atribuições assumidas com a instituição da Polícia Penal.

O dirigente enfatizou, ainda, que a medalha é “uma pequena honraria oferecida a grandes parceiros”, já que “o sistema penitenciário não pode caminhar sozinho e necessita do apoiou de diversos órgãos”. Aud lembrou o período da pandemia e o papel fundamental dos profissionais de saúde, que ajudaram a minimizar os efeitos negativos sobre as unidades prisionais, fazendo com que o estado ficasse entre os menores índices de mortes entre detentos em todo o país.

Familiares do médico Feliciano Esteban.

Em reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde, a Agepen realizou uma homenagem especial á família do médico Feliciano Esteban Corralez López, falecido em decorrência da Covid-19, em 19 de julho de 2020. O médico atuou por anos na Penitenciária Estadual de Dourados e foi agraciado in memórian com a medalha.

Entre os medalhados também, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, garantiu que o recebimento da honraria representa uma importante homenagem nesse momento de transformação da carreira, reflexo de uma grande luta da categoria. “A Polícia Penal é essencial para a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul”, parabenizou.

Representando os policiais penais medalhados, o servidor Jorge Mário Leite dos Santos, ressaltou em discurso que nesses quase 44 anos de existência do sistema prisional de MS, os profissionais do sistema prisional sempre buscaram cumprir seu papel com responsabilidade e comprometimento. “Às vezes anônimos aos olhos da sociedade, contudo, heróis para seus familiares e essa medalha é para todos que participam dessa missão”, agradeceu.

A solenidade de Outorga da Medalha Patrono Penitenciário contou com a participação de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de colaboradores do sistema prisional, servidores penitenciários e familiares dos agraciados.

Clique aqui e confira a Galeria de Imagens do evento.

Texto: Keila Oliveira.

Fotos: Tatyane Santinoni e Edemir Rodrigues (capa). 

Publicado por: imprensaagepen

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.