Dourados (MS) – A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, no início desta semana, cumprindo cronograma previamente estabelecido, uma operação pente-fino na Penitenciária Estadual de Dourados (PED). A ação, coordenada pelo Diretor de Operações da autarquia, Reginaldo Francisco Régis, envolveu a participação das equipes plantonistas e chefias e contou com o apoio de policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
Na ocasião, foram encontrados oito aparelhos celulares, dez carregadores, três baterias, um fone de ouvido, nove porções de cocaína e 109 porções de maconha, além de 35 facas artesanais, 18 chuços, 13 pedaços de ferro, 11 pedaços de chapa de ferro, 40 kg de pão podre para fabricação de bebida artesanal, 20 litros de bebida artesanal, 57 comprimidos Viagra, três pedaços de tela e uma grade serrada.
De acordo com a direção do presídio, a operação foi realizada no Pavilhão II, Galeria A e B e na Cadeia Linear, Galerias A4 e A3.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a vistoria teve como objetivo principal a prevenção de movimentos subversivos à ordem e à lei, para localizar e efetuar a retirada de possíveis materiais proibidos, detectar eventuais grades serradas, possíveis túneis e possibilitar a preservação física das celas, solários e alambrados.
Conforme o dirigente, ações desse tipo são desencadeadas cotidianamente em todas as unidades prisionais do Estado, sempre com o intuito de impedir o avanço do crime organizado dentro dos nossos presídios, preservando a segurança de nossos servidores e da população em geral.