Campo Grande (MS) – Durante visita às instalações do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), na capital, alunos do curso de formação da Agência Estadual e Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da área de Administração e Finanças, participaram da palestra de coaching “O Poder da Autorresponsabilidade”, ministrada pela agente penitenciária Karine Godoy, da Central de Alvarás.
A apresentação, que foi aberta também aos servidores da unidade prisional, teve como foco a inteligência emocional, elencando os princípios da autoconsciência e a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo. “São pilares e considerados a chave para iniciar o processo de transformação em tudo que se faz necessário para ser mudado, levando a pessoa a almejar sua alta performance e atingir a excelência pessoal e profissional”, enfatizou a palestrante.
Para a diretora do EPFIIZ, Mari Jane Boleti Carrilho, a palestra poderá ser muito proveitosa para os futuros servidores da Agepen, principalmente no sentido de promover e incentivar o aumento da produtividade e o relacionamento interpessoal. “O coaching é uma ferramenta comprovada que gera resultados rápidos, levando a plenitude do controle até seus sonhos e objetivos”, disse.
A dirigente destacou, ainda, que é necessário que o agente penitenciário cuide com muita atenção do seu equilíbrio emocional para evitar a ansiedade, que é um grande inimigo da atualidade.
Na oportunidade, os alunos também conheceram cada setor do presídio, bem como a dinâmica de trabalho no local, que tem como foco a missão de custodiar e ressocializar mulheres em situação de prisão.
Texto Keila Oliveira, com informações e fotos da direção do EPFIIZ.