Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste receberam esta semana uma importante atividade em celebração à campanha Agosto Lilás, com ação organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da direção do presídio. O evento, realizado nessa quinta-feira (27.8), contou com uma palestra com o objetivo de promover conscientização e oferecer apoio.
Intitulada “O Valor de Ser Mulher”, a palestra foi apresentada pelo padre Ivanildo Junior da Silva. O religioso abordou a importância do amor próprio e da saúde mental, enfatizando a necessidade de compreender e aceitar a própria realidade. A psicóloga Suzana Caus também participou, abordando diferentes formas de violência, com uma ênfase particular na violência contra as mulheres. Durante a sessão, as reeducandas receberam informações sobre programas de proteção, medidas protetivas e serviços de apoio disponíveis para vítimas de violência.
Além do conteúdo educativo, o evento incluiu um momento cultural especial conduzido pelo pastor Wesley Fernandes de Assis, da Primeira Igreja Batista. Esta atividade proporcionou às detentas uma chance de reflexão e espiritualidade.
A coordenadora de Políticas Públicas Municipais da Mulher, Luciane de Souza, agradeceu a todos os envolvidos e destacou a importância de iniciativas como essa para o empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade. A ação contou com a colaboração do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reforçando a rede de apoio local.
Para a diretora da unidade penal, Luzimar Neiva de Oliveira, a campanha Agosto Lilás, voltada para o combate à violência contra a mulher e a promoção da igualdade de gênero, ganha relevância com eventos como este, que visam levar conhecimento e suporte às mulheres em diversos contextos, incluindo aquelas em privação de liberdade.