Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), nomeou a servidora Cinthia Danielle do Nascimento Silva para exercer a função de corregedora-geral da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A publicação foi divulgada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28.2).
Instituída pela Lei 4.490/2014, que dispõe sobre a reorganização da carreira Segurança Penitenciária, a Corregedoria-Geral da Agepen possui circunscrição em todas as unidades da entidade, tendo por finalidade a promoção de medidas de ordem disciplinar, com o fim de apurar responsabilidades funcionais e a orientação para uniformização e regularidade de procedimentos.
A corregedora-geral da Agepen é bacharel em Direito, pós-graduanda em Direito Administrativo, e com formação superior em Educação Física. Além disso, realizou diversos cursos específicos para atuação em corregedoria, como Processo Administrativo Disciplinar, Conhecimento Técnico Atuação na Corregedoria, entre outros.
Com 15 anos na carreira, Cinthia Danielle do Nascimento Silva já atuou em unidades penais de Ponta Porã, Amambai e da capital. Além disso, desempenhou função na Central de Alvarás por mais de três anos e atuava na corregedoria-geral da Agepen desde novembro de 2017, já tendo exercido o cargo em comissão de corregedora-geral, em substituição legal.
Conforme a publicação, a nomeação passa a contar a partir de 17 de fevereiro. Cinthia foi nomeada em substituição à servidora Jane Maria Motta Stradiotti, que ficou à frente da corregedoria por um ano e se aposentou recentemente.