Campo Grande (MS) – O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e em conjunto com o Poder Judiciário, inaugura nesta terça-feira (26), às 10 horas, a reestruturação realizada na Portaria do Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande.
Foram instaladas grades de contenção no corredor que dá acesso à portaria e portões com travas automáticas controladas pelo agente de segurança. O setor agora conta também com uma cabine para o agente penitenciário equipada com vidros à prova de balas, além de um espaço seguro para a revista dos internos que chegam da rua, a exemplo do modelo adotado no Presídio Federal de Campo Grande.
As adequações, ainda, instalação do Sistema de Monitoramento de Câmeras em HD e de um motor no portão de entrada e saída de veículos; além da construção de um solário para banho de sol dos reeducandos, de um bicicletário para que os custodiados possam deixar suas bicicletas, e efetuada a pintura da portaria e de toda área administrativa do prédio.
Essa obra de reestruturação na segurança da Portaria da Casa do Albergado, promovida pelo Governo do Estado com o apoio do Conselho da Comunidade de Campo Grande e da Central de Execução de Penas Alternativas, era um anseio da categoria de agentes penitenciários, tendo em vista que no local dois servidores foram assassinados, sendo o último no dia 11 de fevereiro deste ano, o que gerou uma série de manifestações.
Para a realização das reestruturações, foram investidos cerca de R$ 46 mil, entre recursos do Governo do Estado e da Central de Execução de Penas Alternativas.
O Estabelecimento Penal de Regime Aberto e Casa do Albergado de Campo Grande está localizado na Rua Américo Marques nº 208, na Vila Sobrinho.