Campo Grande (MS) – O Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG), unidade penal masculina de regime semiaberto de Campo Grande, recebeu esta semana a visita dos juízes substitutos do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul que agora passam a responder plenamente por comarcas do interior do estado. Realizada na segunda-feira (6), a visita integrou o encerramento do Curso de Formação Inicial, promovido pela Escola Judicial de MS (Ejud-MS).
Coordenada pelo juiz auxiliar da presidência do TJMS, Albino Coimbra Neto, a visita foi acompanhada pelo diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, e pelo diretor do presídio, Adiel Barbosa. Durante a visita, os magistrados puderam conhecer o funcionamento da rotina diária no local, estrutura e oficinas de trabalho intramuros.
Considerado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como modelo para cumprimento do regime semiaberto no país, o CPAIG possui mais da metade dos internos trabalhando intra e extramuros. Atualmente, somente dentro da unidade, seis oficinas de empresas parceiras garantem trabalho a 66 reeducandos. Outros 403 detentos estão inseridos em serviços externos, por meio de convênios da Agepen e 54 desempenham funções de apoio na unidade, como limpeza e manutenção.
Fotos: Divulgação TJ/MS.