Trinta e quatro policiais penais do Cope (Comando de Operações Penitenciárias participaram, no último sábado (29.5) do Dia Zero – Treinamento Operacional, que envolveu parceria entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio do COPE, e o BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar).
Com cerca de 17 horas de duração, o treinamento envolveu atividades físicas e instruções teóricas e práticas sobre técnicas e táticas de operação policial básica, instrumentos de menor potencial ofensivo, operações em presídios e de abordagem policial.
“O Dia Zero é uma espécie de batismo para operacionais que ainda não haviam passado pelo cerimonial de troca da farda convencional para a farda do grupamento especializada”, explicou o comandante do COPE, Rangel Schveiger.
Responsável por coordenar as instruções, o tenente PM Falcão, que responde pela Seção de Operações e de Cursos do BPChoque, destacou a integração entre as instituições. “Esse vínculo entre os órgãos que operam na segurança é uma importante troca de experiências”, disse.
Após a conclusão dos trabalhos, os integrantes passaram pelo ato de brevetação.