Campo Grande (MS) – Servidoras penitenciárias da Capital participaram na manhã desta quarta-feira (21) das ações da campanha “Outubro Rosa”. Por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), foram promovidas iniciativas de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Conduzida pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen, a ação também integrou o Programa de Assistência ao Servidor Penitenciário de Mato Grosso do Sul, lançado em setembro deste ano pelo diretor-presidente da instituição, Ailton Stropa Garcia, com o objetivo de que promover a saúde física e mental dos agentes penitenciários, enfocando a qualidade de vida no trabalho.
A unidade móvel da Cassems esteve durante toda a manhã na Sede da Agepen para realização de 25 exames de mamografia e 50 preventivos previamente agendados pela equipe de Apoio ao Servidor.
Também foi realizada palestra sobre atualizações e prevenção do câncer de mama com o médico oncologista Fabrício Colacino Silva, doutor em ciências médicas e biológicas e especialista em videocirurgia, além de possuir residência médica nas áreas de cancerologia cirúrgica e cirurgia geral.
Segundo o diretor de Administração e Finanças da Agepen, Arnold Rosenacker, que representou a direção-geral da instituição na abertura dos trabalhos, a ação é muito significativa, pois demonstra a preocupação institucional em proporcionar meios de prevenção e conhecimento sobre a doença às servidoras.
A agente penitenciária Erênia Ramona Mareco, 54 anos, do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), foi uma das participantes e realizou a mamografia. Para ela, a prevenção é muito importante. “Todos os anos faço esse exame e quando soube que teria aqui na Agepen logo entrei em contato com o Apoio ao Servidor para fazer, facilitou muito o nosso acesso”, disse.
A servidora penitenciária Cláudia Regina Flores, 45 anos, do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), também participou da palestra e fez o preventivo do colo de útero. “Essa é uma iniciativa muito boa, demonstra uma nova visão, pois é uma forma da instituição participar da vida do servidor e de valorizá-lo”, parabenizou.
Segundo a chefe do Núcleo de Apoio ao Servidor da Agepen, Maria Roseneusa Santos Oliveira, a intenção é que a ação possa ser estendida a servidoras do interior, através da unidade móvel da Cassems.
Apesar de ser direcionada às mulheres, servidores do sexo masculino também puderam acompanhar a palestra realizada na Sede da Agepen, com o objetivo de levar informação aos familiares, já que foram abordadas várias questões sobre o câncer de mama.
No encerramento dos trabalhos, houve sorteio de kits de beleza aos participantes, oferecidos pelo Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”.