Corumbá (MS) – Parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) garantiu a realização de mais uma qualificação profissional para reeducandos que cumprem pena no regime semiaberto em Corumbá.
Organizado pelo Patronato Penitenciário da cidade, o curso de “Inclusão Digital” envolveu a participação de detentos que prestam serviços à Prefeitura Municipal, através de convênio com a agência penitenciária. No total, oito internos foram capacitados em noções básicas de informática e ingresso na era digital.
A capacitação teve duração de dois dias e representou o primeiro de três módulos da qualificação completa, segundo a coordenadora local do Senar, Ihara Marques, que vê o aprendizado como uma forma de inserção no mercado de trabalho.
A diretora do Patronato Penitenciário de Corumbá, agente Giselle da Silva Marques de Barros, também destaca que a qualificação abre mais portas para o mercado de trabalho, já que o conhecimento em informática é um dos pré-requisitos para inserção laboral.
Para o reeducando Flávio Araújo, a participação no curso é uma forma de ter mais conhecimento, proporcionando muitos benefícios. “Na hora de procurar serviço a gente tem um conhecimento sobre informática e isso é bom para nosso futuro”, afirmou. “Precisamos desse incentivo, desse aprendizado para nossa vida”.