A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) oficializou, na manhã desta terça-feira (16.5), a entrega de armamentos e coletes balísticos à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), para uso dos policiais penais em serviço. Ao todo, a Polícia Penal recebeu a doação de 16 coletes balísticos padrão internacional e 68 armas de fogo.
Considerados de última geração, os coletes foram doados pelo do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), e fazem parte de uma doação feita ao departamento pela Embaixada dos Estados Unidos. Os equipamentos são dotados de placa de blindagem rígida, resistentes à balístico nível III, com proteção para fuzil de alta velocidade – CAG 3S11 NIJ Standard.
Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, os coletes de alta qualidade serão um reforço nos equipamentos utilizados nos novos serviços que a Agepen vem assumindo. “É um importante reforço na segurança”, disse.
Já os armamentos correspondem às 60 pistolas Imbel Calibre .40 e mais oito carabinas modelo CT40, que foram repassados pela Polícia Militar à Agepen, na última semana, com a doação oficial efetivada durante encontro realizado na Sejusp.
“Temos um compromisso de atender as demandas da Agepen para fortalecer os trabalhos da Polícia Penal e equipar os policiais penais em atendimentos de escoltas e custódia hospitalar. Esse é o primeiro passo, estamos com outras tratativas, trabalhando para estruturação da carreira e das unidades penais”, destacou o secretário Executivo de Justiça da Sejusp, Rafael Garcia Ribeiro.
As doações à Agepen também tiveram empenho direto do secretário Executivo de Segurança Pública, Cel. PM Wagner Ferreira da Silva, que também participou do ato de entrega.
Os coletes doados, segundo o comandante do DOF, cel. PM Everson Antônio Rozeni, são novos, e representam os mais resistentes entre os utilizados pela força policial.
“Precisamos nos ajudar e estamos disponibilizando o que temos de melhor em coletes balísticos. Essa integração é muito positiva, pois beneficia diretamente quem é o cliente da nossa prestação de serviço, que é a população”, destacou o comandante, reforçando que a Polícia Penal sempre contribui no apoio em escoltas de alta periculosidade, entre outras várias situações.
Também participaram do ato de entrega o coordenador de Políticas Penitenciárias da Sejusp, Rodrigo Almeida Morel e pela Agepen: o diretor-geral da Polícia Penal, Creone da Conceição Batista; o diretor de Operações, Raul Ramalho, o chefe de Gabinete, Luís Rafael de Melo Alves; o assessor da presidência, Anderson Moreno; o chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais, Leoney Martins, o comandante do COPE (Comando de Operações Penitenciárias), Rangel Schveiger, entre outros.
Fotos: Tatyane Santinoni.