Policiais penais do CPAIG doam brinquedos a escola infantil na periferia da capital

Categoria: Solidariedade | Publicado: quinta-feira, dezembro 8, 2022 as 11:14 | Voltar

O Papai Noel existe e ele é cada um dos policiais penais que atuam no Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG) que pelo quinto ano consecutivo realizaram a doação e brinquedos a crianças carentes por meio de um projeto organizado pelos Correios. Diferente dos anos anteriores em que os servidores, sob a coordenação da direção e setor psicossocial do presídio, realizavam a arrecadação de brinquedos, conforme o pedido em cada carta, e entregavam aos Correios para fazerem a distribuição, desta vez a equipe da unidade "adotou" um EMEI do bairro Marcos Roberto, com distribuição realizada nessa quarta-feira (7.12).

Foram entregues 75 brinquedos aos alunos atendidos no local. Além disso, graças a uma parceria com a empresa SportBall, que produz bolas dentro de unidades prisionais de Mato Grosso do Sul, entre elas o CPAIG, cada pequeno também ganhou, para levar para a casa, uma bola confeccionada com mão de obra dos detentos. Outra surpresa proporcionada foi um lanche especial preparado pelos reeducandos que integram o projeto Padaria da Liberdade, desenvolvido também na unidade de regime semiaberto masculina de Campo Grande.

Conforme o diretor do Centro Penal, Adiel Barbosa, a intenção é levar mais alegria ao Natal dos pequenos e estimular o espírito de união em prol de um objetivo entre a equipe de servidores. Segundo o dirigente, aproximadamente 320 brinquedos já foram dados ao "Papai Noel dos Correios" desde a primeira edição que participaram.

Uma das principais entusiastas da iniciativa, a polícia penal Joita Firmino Romcy de Moura afirmou que o Natal é sua época preferida por conta do clima de solidariedade. "Esses brinquedos aqui são o resultado do esforço de cada um de nós da equipe Gameleira", disse.

Parceira da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) na ocupação de mão de obra prisional em várias unidades prisionais do estado, a proprietária da Sportball, Rafaela Barbosa dos Santos, repassou 75 bolas para serem entregues aos alunos do EMEI Marcos Roberto. "Gostamos sempre de ajudar essas questões sociais e encontramos na Agepen, e aqui no caso da equipe da Gameleira, essa vontade também de contribuir com quem precisa", afirmou.

De acordo com a empresária, mais de 770 bolas também foram repassadas, por meio de parceria com a agência penitenciária, à campanha do Hemosul "Bate um Bolão Quem Doa de Coração", destinada a estimular a doação de sangue.

Presente na entrega dos presentes ao EMEI, o superintendente estadual dos Correios, Flavio Legal, reforçou a importância do apoio de cada colaborador neste projeto dos Correios iniciado há 33 anos e que hoje, somente em campo grande, já somam cerca de 7 mil voluntários. “O quanto é bonito esse momento de tirar do papel esse sonho das crianças, olhar para elas e ver a alegria e a magia do Natal. Imagina o quanto estamos contribuindo para o futuro”, declarou.

Como forma de agradecimento pela parceria, o superintendente entregou ao diretor do CPAIG o certificado de Amigo dos Correios.

Fotos: Tatyane Santinoni

Publicado por: Keila Terezinha Rodrigues Oliveira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.