Corumbá (MS) – O Estabelecimento Penal de Corumbá (EPC) recebeu a doação de três computadores completos do Conselho da Comunidade local, reforçando o laboratório de informática do presídio, onde os internos têm acesso ao ensino de nível superior pelo sistema educação a distância (EAD).
Atualmente, seis reeducandos estão matriculados no ensino superior, participando de formação nas áreas de: Administração, História, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Matemática. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), através de sua Diretoria de Assistência Penitenciária, e o polo Corumbá da Faculdade Educacional da Lapa (FAEL).
A entrega dos novos computadores foi feita ao diretor do EPC, Ricardo Silva do Nascimento, pelo presidente do Conselho da Comunidade de Corumbá, Alex da Silva Cristaldo, no último dia 23 de agosto. Para a aquisição dos equipamentos, foram investidos pelo conselho R$ 4.406,97.
Conforme o diretor da unidade prisional, além de melhorar a qualidade no oferecimento de ensino superior, os novos computadores irão impulsionar a realização de cursos de capacitação na área de informática.
Segundo o diretor de Assistência Penitenciária, Gilson de Assis Martins, já estão em andamento, por meio da Divisão de Educação da Agepen, os tramites para realização de outras capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a parceria com o Conselho da Comunidade de Corumbá, assim como de outros municípios, tem sido muito importante no trabalho de reinserção social desenvolvido pelo sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.